Foto: Júlio Ferreira (prefeitura de Porto Alegre)
A força-tarefa da prefeitura de Porto Alegre para limpar a cidade após a enchente chegou a sete locais neste domingo (2). As equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) atuaram nos trechos onde a água baixou em São Geraldo, Navegantes, Humaitá, Vila Farrapos, Avenida A. J. Renner (Humaitá), Centro Histórico e Floresta.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Desde 6 de maio, quando as limpezas começaram nos pontos de resgate, até a noite do último sábado (1º), foram retiradas 25.694 toneladas de resíduos das ruas, como restos de móveis estragados, raspagem de lodo acumulado e varrição. Cerca de 800 garis atuam nos serviços de limpeza dos bairros mais afetados pela cheia do Guaíba. Os trabalhadores são auxiliados por mais de 300 equipamentos entre caminhões e retroescavadeiras.
Saídas liberadas
No sábado foram liberadas todas as saídas de Porto Alegre para o litoral e interior do Estado. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o trânsito passou a fluir nas duas saídas da cidade que ainda estavam bloqueadas devido ao acúmulo de água. Os motoristas já podem acessar a Castelo Branco pela rua Ramiro Barcelos. A última saída da cidade, que é pela Zaida Jarros para a BR-116 e Free Way, foi liberada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Além dos dois pontos que ampliam as saídas da cidade, foi autorizado o trânsito para acesso local na avenida Voluntários da Pátria, entre a Rua da Conceição e a Avenida Sertório. Em relação à entrada da cidade, segue o bloqueio no ingresso via Sarandi pela Assis Brasil devido a trechos com acúmulo de água. Para esses motoristas, a recomendação é acessar Porto Alegre pela Freeway e pegar o Corredor Humanitário na região central ou via BR-116 pelo aeroporto.
*com informações da prefeitura de Porto Alegre